terça-feira, 2 de abril de 2013

Café Pendente


A situação das pessoas que se encontram na rua, sem abrigo, é algo que me atormenta e me leva a questionar o que, habitualmente, tenho como garantido. A minha percepção pessoal de incapacidade perante este flagelo é terrível pelo que sinto um aperto enorme no coração.

O blog 'About Sue...', relembrou-me o quão fácil é partilhar e ajudar.

A Sue fala-nos da iniciativa 'Café Pendente', e desafia-nos a pensar se nós, Portugueses, estaremos disponíveis para abraçar este gesto. Eu digo que sim. É algo tão básico... uma rotina do nosso quotidiano que podemos tornar, efectivamente, útil.

O 'Café Pendente"', de acordo com a Wikipedia, trata-se de uma iniciativa nascida em Nápoles, com mais de 100 anos. Consiste no simples facto de pagar dois cafés e beber apenas um, deixando o outro pendente para outra pessoa.
De acordo com vários autores, este acto tem sido comum em momentos de crise, ao longo da história.

Bem sei que os dias frios começam a desaparecer (felizmente!). Mas um Café quente sabe sempre tão bem. E um Abatanado ou uma Sopa, ainda melhor ;)

Deixo-vos aqui a imagem partilhada pela Sue, bem como o respectivo texto.


"O café pendente"

"Entramos num pequeno café, pedimos e sentámo-nos numa mesa. Logo entram duas pessoas:
- Cinco cafés. Dois são para nós e três "pendentes".
Pagam os cinco cafés, bebem seus dois e se vão. Pergunto:
- O que são esses “cafés pendentes”?
E me dizem:
- Espera e vai ver.
Logo vêm outras pessoas. Duas garotas pedem dois cafés - pagam normalmente. Depois de um tempo, vêm três advogados e pedem sete cafés:
- Três são para nós, e quatro “pendentes”.
Pagam por sete, tomam seus três e vão embora. Depois um rapaz pede dois cafés, bebe só um, mas paga pelos dois. Estamos sentados, conversamos e olhamos, através da porta aberta, a praça iluminada pelo sol em frente à cafetaria. De repente, aparece na porta, um homem com roupas baratas e pergunta em voz baixa:
- Vocês têm algum "café pendente"?
As pessoas pagam antecipadamente o café a alguém que não pode permitir-se ao luxo de uma xícara de café quente. Deixam também nos estabelecimentos, não só o café, mas também comida. Esse costume ultrapassou as fronteiras e difundiu-se em muitas cidades de todo o mundo."


E, já agora, acrescento outra ilustração... Não se trata de um selo! Apenas uma afirmação.


Peço-vos que partilhem esta ideia com os vossos familiares, amigos, conhecidos, bloggers, etc. Lutar por algo melhor começa, precisamente, na Acção... 

Beijos!

4 comentários:

  1. Ohh adorei o toque pessoal que deste ao apelo :) Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Já tinha lido e tenho imensa pena que nós portugueses não tenhamos a força de dar continuidade a um pequenino gesto como este.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É frustrante, sim. Mas quero acreditar que é possível. Quero acreditar que, pelo menos, vamos tentar.

      Estive a pensar... seria importante que os donos dos estabelecimentos divulgassem esta acção. Era ouro sobre azul...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...