quarta-feira, 17 de abril de 2013

Post sobre Cocós


Ok. Vamos lá falar sobre o tema que me tem ocupado a cabeça a 200%, nestes últimos dias: Cocós. E gastroenterite.

O Bebé A. ainda não se livrou deste maldito vírus (como devem ter percebido pelo meu silêncio). Mas está melhor... Acho.

Como começou o antibiótico ontem, ainda é cedo para avaliar a situação da gastro. Contudo, o outro problema que me assolava de hora a hora está bem melhor: a assadura (já com feridas, pequenas úlceras). Foi um desespero. Ouvir o nosso bebecas gritar, berrar como nunca, com dor. Devia arder tanto, coitadinho.

Numa tentativa racional de análise da situação, eu e o Pai A. falámos e concluímos que, enquanto a acidez dos cocós continuasse, o importante seria proteger e secar a pele, evitando o agravamento da situação. Curar por completo, só quando este quadro da gastroenterite melhorar.

Depois de experimentar uma quantidade imensa de pomadas (Lutsine, Cicalfate, Bepanthene, Trosyd, Halibut e sei lá mais o quê) e de desesperar, ao ponto de me virem lágrimas aos olhos com o choro do Bebé A. (e acreditem que sou super calma e controlada nestas situações), decidi investigar mezinhas, perguntando ao Tio Google e a um grupo de Mães com quem troco algumas ideias. A solução veio, precisamente, deste grupo. Aconselharam-me um OLNI (objecto líquido não identificado) que eu nunca tinha ouvido falar!  Violeta (??) qualquer coisa?! Genial?? Genital (pobre cabeça a minha!)?? Não... Violeta Genciana. Conhecem? Foi o meu milagre da semana!

A nossa fórmula consistiu no seguinte:

  • lavar sempre o Bebé A. com água e compressas de algodão, bem fofinhas; 
  • deixar o bebé sem fralda, sempre que possível [by the way, ele já sabe fazer xixi de pé :D];
  • à noite, colocar uma pomada com cortisona (Travocort);
  • nas mudas de fralda, utilizar a Violeta Genciana, misturada com um pouco de Halibut (para não escorrer em demasia);
  • de quando em quando, se a pele aparentar maior reactividade, proteger com farinha maisena, amolecida em água. O objectivo é criar uma barreira protectora.

E, até ao momento, posso afirmar que é a fórmula do sucesso!!! A Violeta Gentinha Genciana secou e melhorou, quase de imediato, o estado lastimável do rabinho do meu filho. E já não chora quando faz as suas necessidade. YES!

Agora, a parte da história que é para rir... Este OLNI vende-se em frascos pequenos, muito similares ao Mercurocromo. Ora, quem ainda consegue fazer sinapse, rapidamente desconfiaria que o líquido, de cor Roxa, poderia tingir tudo o que tocasse. Aliás, teria essa certeza depois da menina da farmácia ter alertado para ter cuidado com a roupa do bebé.

Mas eu (aquela que julga que está sempre fina, que não admite que pode, eventualmente, estar cansada do sono, que pode até estar lerda) achei que o líquido de cor Roxa (giro), seria para usar em abundância. E, já agora, bem misturado, num pratinho de porcelana, com uma colher centenária (DON'T ASK!). 

Conclusão: 

O rabiosque do meu filho está um mimo, roxo como uma beringela bem redonda. 
A roupa dele está na máquina. Pela 3ª vez.
A minha decoração da sala ganhou uma nova tonalidade.
E as minhas mãos são alvo de olhares curiosos e de desaprovação, na rua. O que pensarão as pessoas...?

Este é o produto; note-se que o único pormenor de cor roxa que o frasco tinha, quando o comprei, eram as letras!




Bom, vou dormir que mal vejo as letras.
Até amanhã logo!



8 comentários:

  1. Respostas
    1. Nem eu. Que grande descoberta!
      No Brasil, utilizam no cabelo mas não percebi a finalidade...

      Eliminar
  2. ahahah mas o que interessa é o teu bebé estar muito melhor do rabinho :)

    ResponderEliminar
  3. ahahahah! mas olha o que interessa é o teu bebé estar muito melhor :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca ouvi falar... ;) Isso de deixar tudo roxo era coisa para me deixar possessa :p

    Não sei se serve como tratamento, mas para prevenir assaduras, há também o truque de besuntar com uma substância gordurosa (óleo de amêndoas doces ou creme gordo, por ex.), precisamente para prevenir o contacto dos ácidos com a pele.

    Oxalá o bebé A. fique a 100% rapidamente!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tentei usar o óleo de amêndoas doces mas acho que lhe ardeu. Gritou tanto que desisti logo (e só pus um bocadinho!) :(

      Obrigada, também espero. Preciso mesmo de o ver bem e arejar as ideias...

      Eliminar
  5. Eu também usei nos meus mas por indicação do meu grande amigo pediatra que era todo virado para essas modernices.
    Para o dia a dia nunca encontrei uma pomada tão eficaz como Eryplast (Pasta de Água foi desenvolvido para acalmar e proteger a delicada pele do lactante e do bebé de possíveis irritações).
    Ainda hoje faz parte da nossa farmácia ambulante.
    Experimentei tudo e todos os que referiste e mais alguns e nada foi eficaz nos momentos em que as fezes eram mais ácidas.
    Este foi o creme milagroso. Recomendo.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...