terça-feira, 30 de abril de 2013

SAPVBTGAAA.E.N.VPP.FT - É mesmo isto!


A partir de hoje, e nos próximos tempos, o meu número de série (sem números) passa a ser:

SAPVBTGAAA.E.N.VPP.FT

ou

"Senhora Alucinada que Parece que Vai Bater em Toda a Gente mas que, Afinal, está Apenas Ansiosa. Esperem. Não. Vai mesmo Partir para a Porrada. Fujam Todos"


O Bebé A. vai entrar para o infantário, na próxima 5ª feira!!! O meu menino precioso, lindo, mais-que-tudo, coisa mais boa da Mamã vai para a escolinha.

Fomos apresentar o espaço ao Bebé A. e, para sua (nossa) alegria, amou. Fez amizade com 5 meninas e 3 meninos, correu, brincou. E quem disse que o tirava de lá?!

Sinto um misto de orgulho e de depressão. Mas tenho de admitir que o infantário escolhido é brilhante (na nossa opinião!). Tivemos a preocupação de escolher um espaço com um plano pedagógico que nos agradasse e que, preferencialmente, seguisse uma metodologia diferente, que fosse coerente com a nossa visão. E encontrámos! O colégio aposta no método Reggio Emilia, o que é fantástico!

Deixo-vos com a interpretação pessoal da Educadora AM (do Bebé A.) e o poema do fundador desta metodologia, Loris Malaguzzi.

"O método está relacionado com a educação através da arte e das 100 linguagens da criança. Isto porque o mundo tem 'cem formas' de ser interpretado e, muitas vezes, os adultos estão de tal forma formatados, que já não conseguem enxergar... Mas as crianças não! Elas são puras e têm os olhos limpos de "pré-conceitos"! Para elas, tudo é possível, os sonhos são reais e cabe aos adultos ajudar a explorar e moldar esses sonhos. E não matá-los... É esta a minha leitura da metodologia Mãe!"

Educadora A.M.   

________________________________________________________

As Cem Linguagens da Criança:


A criança é feita de cem.

A criança tem cem mãos,
cem pensamentos,
cem modos de pensar,
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois, cem, cem, cem),

Mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos,
de fazer sem a cabeça,
de escutar e de não falar,
de compreender sem alegrias,
de amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe
e de cem, roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho,
a realidade e a fantasia,
a ciência e a imaginação,
o céu e a terra,
a razão e o sonho,
são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as cem não existem.
A criança diz: ao contrário, as cem existem.

Loris Malaguzzi


7 comentários:

  1. Não conhecia o conceito, e fiquei imediatamente rendida. Gosto da perspectiva de ensinar a partir da arte, e da exploração de tudo aquilo que o bebé tem naturalmente, e que os adultos roubam. :-) Boa sorte para ele e para ti. Vai ser bom para os dois. Penso eu de que...

    ResponderEliminar
  2. Que bom que ele gostou =) Agora a mama tem que se habituar também =)

    ResponderEliminar
  3. Acho que ele vai ficar em ótimas mãos!! Vai ser muito bom para ele e para vocês ;)

    ***

    THE GLITTER SIDE
    Facebook

    ResponderEliminar
  4. Acredito mesmo que seja um misto de emoções, mas só lhe lhe vai fazer bem!

    http://thatsthe-way.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Pssiuuuu, tenho saudades tuas. *snif, snif*

    ResponderEliminar
  6. ainda bem que o bebé gostou! Faz tão bem conviver com outras crianças!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...